banner pneufree.com

Video do XB-70 Valkyrie no museu em Dayton

Eis o vídeo da Valkyrie no museu lá em Dayton. Uma pena que por falta de espaço (eles estão construindo mais dois hangares para expor os aviões) o XB-70 esteja cercado por todos os lados de aviões, então as fotos em close de alguns ângulos que eu pensei em tirar dele não foram possíveis (um álbum inteiro de fotos de vários aviões do museu neste link).

Além disso, os aviões experimentais estão numa parte segura da Base Aérea de Patterson, o que faz com que as visitas sejam “restritas” e com tempo definido (apenas 45 minutos pra ver tudo). Antes de ir ao hangar tem um briefing de 15 minutos explicando como se “comportar” na área segura.

Mas porque essa atração toda pelo Valkyrie? Fora o fato do que eu já expliquei nesse post, o XB-70 foi um projeto muito avançado para o seu tempo.

Ele é um avião do tamanho do Concorde que voou três vezes acima da velocidade do som e chegou ao museu em fevereiro de 1969 antes mesmo do Concorde fazer o voo inaugural. A quantidade de problemas que problemas que os engenheiros da North American (a fábrica) tiveram que contornar para superar a velocidade do som em um avião tão grande é marcante e vários avanços que vemos hoje na aviação moderna vieram da invenção desses engenheiros do início dos anos 60.

Aconselho a quem se interessa por tecnologia e voo supersônico a pesquisar a história do Valkyrie e as soluções encontradas para o aquecimento da fuselagem (lembrando que não possuiam a tecnologia do titânio que foi depois usada no SR-71, que ultrapassou Mach 3 mas é uma aeronave bem menor).

Inventaram o honeycomb de aço pra suportar o aquecimento do voo supersônico e fizeram a fuselagem flexível (ao contrário dos “gaps” empregados no Concorde e no SR-71).

Comprei lá no museu dois livros com algumas fotos inéditas da fase de testes em voo, depois posto algumas aqui. Comprei também um DVD com audio e filmagens originais dos voos (qualidade bem ruim por sinal..rs)

Chega de papo e vamos ao vídeo, não liguem pra meu estado de besta perto do avião..rsrs:

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
banner livro
Topo