banner pneufree.com

Vídeo: Lockheed Electra II para FSX – Freeware

Antes de começar, desculpem os erros no vídeo. Eu ando meio sem tempo, e depois de gravar quase metade no Fraps é que eu percebi que tinha esquecido de configurar p/ não aparecer a seta do mouse, e pra gravar tudo de novo ia demorar mais uns 3 meses..hehehe.. então subi assim mesmo.

Demorou mas apareceu um modelo exclusivo para o FSX do Lockheed Electra II, e o melhor de tudo, freeware (embora eu pagasse para ter um modelo ainda mais completo e com VC totalmente funcional – continue lendo).
O modelo foi lançado no final de Agosto, mas só agora deu tempo de fazer um filminho e testar várias coisas para fazer este Review.
Então vamos lá: em primeiro lugar o modelo 3D é maravilho apesar das texturas originais não fazerem jus ao adjetivo “maravilhoso”, principalmente nos lugares carregados com “specular bumps” que dão um brilho exagerado em alguns lugares que o Electra original não brilhava.
Um outra coisa espetacular é o FDE (a maneira como o avião se comporta em voo no simulador), muito bem feito e com potência suficiente nos motores exatamente como o Electra tinha. Voar com um ou dois motores embandeirados não é difícil, embora taxiar nessas condições seja praticamente impossível (mas não é um erro do modelo e sim do FSX).
A descida e aproximação devem ser feitas com planejamento, pois desacelerar esse bicho com tanta potência é complicado.
Mas uma vez em baixa velocidade, ele se comporta muito bem. Fiz um teste em baixíssima velocidade (para fazer a aproximação NDB p/ pista 2 no SDU) e mesmo assim foi possível ter controle do modelo (perceba no vídeo que faço a curta final a aproximadamente 100 KT e o nariz não fica muito alto, devido ao grande momento “nose down” que os flaps causam). A velocidade de estol é aproximadamente 90 KT. É muito gostoso e estável de voar, FDE de qualidade.

Agora vamos aos problemas:

1- As texturas que vêm com o modelo não são boas e possuem vários erros. Felizmente encontrei um amigo no Forum da Avsim chamado FSCabral que tentava fazer uma textura melhor da Varig para o modelo, entrei em contato com ele e fomos trabalhando juntos, eu daqui e ele lá de Londres, tirando brilhos onde eu falava, acrescentando sujeira, luzes, etc, e o resultado ficou excelente, clique aqui para Baixar Pintura (se o link não funcionar, procure por PP-VJM na AVSIM, “de grátis”. Detalhe, todas as texturas que vem no modelo estão em 32 Bits, o que diminui um pouco a performance do FSX. Sugiro converter para DTX, usando o Imagetools que vem no pacote Acceleration, perde-se um pouco de qualidade para um grande aumento em performance.

2- A velocidade de taxi não é real em relação à potência. Mesmo com as manetes em Beta, o modelo acelera acima de 50 Knots. Em idle ele para de taxiar. A solução é alterar a seguinte linha no acft.cfg:

min_throttle_limit = -0.25; //Minimum percent throttle //

Altere o valor de -0.25 até conseguir um valor ideal para a sua velocidade desejada ou então taxiar o tempo todo pisando nos freios.

3- O autopilot não captura corretamente as radias de VOR e fica oscilando. Também é bem difícil usar o AP no Virtual Cockpit, melhor abrir uma segunda janela com o painel do autopilot em 2D.

4- Em alguns testes eu consegui dar reverso em voo… mesmo sendo freeware é mancada.

5- O Painel 2D não funciona na versão que vem no pacote do avião, você pode baixar uma versão corrigida que permite dar partida nos motores com mais realismo neste link.

6- O painel superior 3D não funciona direito no virtual cockpit. Não é possível dar oartida nos motores, controlar o seletor de partida, geradores… a única coisa que funciona são as luzes externas.

7- E falando em luzes externas, há outra mancada no desenvolvimento das landing lights escamoteávies, pois elas se movem em relação ao flap, ou seja, com o flap todo em baixo, vc terá o farol iluminando à frente, mas com o flap recolhido o farol ilumina o chão.

8- Há uma enorme tendência de “nose down” ao estender os flaps, não sei se no Electra era assim tão pronunciado.

9- Há um problema na lógica da escada, teoricamente Shift+E+3 deveria acionar a escada, mas apenas abre ou fecha a porta. A maneira de coseguir fazer a escada subir ou descer é Shift+E, aguardar alguns segundos e então acionar a tecla “3”. Como para fechar precisa fazer a mesmo coisa, ocorre o erro que dá pra ver no vídeo da porta iniciar o fechamento antes da escada recolher.

Apesar de todos os probleminhas citados, o modelo é realmente excelente e vale a pena ter no hangar do seu FSX. E eu pagaria com muito prazer caso um desenvolvedor pegasse o modelo e implementasse tudo o que não funciona no overhead.

Para baixar o Modelo Principal, clique aqui. Depois você vai precisar instalar o Service Pack 1 do modelo, clicando aqui

Bom divertimento e por favor, não ofereço suporte ao produto ok? Sou apenas um usuário que fuça pra corrigir as coisas erradas.

Tags: , , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
banner livro
Topo