banner livro

Você sabe de quem é a voz que sai nos alto falantes dos aeroportos pelo mundo?

Uma vaga lembrança que eu tenho da época que trabalhei em Congonhas foi de uma visita à uma sala de onde se controlava a aparelhagem que fazia o anúncio dos voos do aeroporto.

Não lembro quem me levou lá, não lembro como fui parar lá, só lembro que meu queixo foi ao chão quando eu vi como funcionava.

Eu gostaria muito de tentar explicar o que eu vi e o que se passava naquela sala, mas acho que teria que ter o talento de um JJ Benitez, coisa que definitivamente não tenho.

A lembrança que tenho era a de uma sala cercada de estantes com decks de fita cassete (ou cartucheiras, não me recordo) que eram disparadas mecanicamente uma atrás da outra para formar uma frase com o número de voo e qual portão de embarque. Por exemplo, se fosse o anúncio do voo “Varig 123 com destino a Rio de Janeiro, embarque sala 3”, o VARIG era tocado em uma cartucheira, o 1/2 e 3 em 3 cartucheiras diferentes, “com destino a” de outra cartucheira e por aí vai. Vocês não têm idéia do que era ver aquelas cartucheiras disparando em sequência para formar um anúncio, acho que o cara que planejou aquilo deve estar internado num hospício até hoje..rs

Hoje em dia com áudio digital é tudo muito mais fácil, basta um PC e um Software com as gravações e pronto.

Uma das vozes mais famosas do mundo é a que anuncia os voos no Galeão (e também Congonhas, Manaus e Foz do Iguaçu):

A voz é de Íris Lettieri, que já foi considerada a voz mais sexy do mundo pela imprensa internacional, tão sexy que o grupo Faith No More inseriu a voz dela em uma faixa de seu album lançado em 1992 depois de ouvir o anúncio do voo. Foi paixão á primeira ouvida..hehehe..lembro até quando passou isso na MTV!

A Íris deve ter completado 70 anos em 2011, mantendo a mesma classe de sempre, como no vídeo abaixo da década de 80.

E agora uma voz não tão sexy mas reconhecida em mais de 200 aeroportos pelo mundo (além de trens e metrôs)

Há também as vozes gravadas para equipamentos do próprio avião CAWS (Central Aural Warning System), como por exemplo as vozes do MD-11 e do F16 e FA-18, conhecida como Bichin Betty

E já que enveredamos por essa praia de vozes, conheçam as que fazem parte do nosso dia-a-dia, como a voz das máquinas de estacionamento, de espera telefônica, etc

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo