banner pneufree.com

Wake Turbulence, cuidados na decolagem

Wake Turbulence
Antes de mais nada vamos esclarecer dois conceitos:

  • Upwind vortex: vórtice contra o vento, é o vórtice que se move em direção ao vento. Com um vento de través à direita o upwind vortex seria o da asa direita.
  • Downwind vortex: vórtice a favor (ou do vento) do vento, considerando a situação acima seria o da asa esquerda.

Os vórtices tendem a se afastar da aeronave para trás e para fora. Então, se você estiver atrás de um avião que esta decolando, o vórtice da asa direita tenderá a se mover para a direita. Já o vórtice da asa esquerda tenderá a se mover para a esquerda, isso quando não houver vento.

Com vento cruzado, este afeterá o movimento dos vórtices. Um vento com cerca de 3 nós manterá o vórtice contrário ao vento praticamente no mesmo lugar na pista onde ele fora criado, enquanto o vórtice do vento se afastará rapidamente da pista.

Wake Turbulence: vento calmoVentos cruzados com mais de 5 nós tenderão a anular os vórtices. Portanto ventos cruzados mais fortes são bons para nós, se a nossa preocupação for os vórtices. Do nosso ponto de vista, queremos que os vórtices enfraqueçam e desaparaçam o mais rápido possível. Desta forma, ventos cruzados de leve intensidade exigem a máxima precaução, lembrando que estou falando de um vento cruzado de apenas 3 nós.

Além disso é de grande valia marcarmos o ponto de rotação da aeronave que decolou a nossa frente. Pois, o ponto de rotação desta será o lugar onde os vórtices se desenvolverão. Daquele ponto em diante, haverá uma linha de vórtices até a ponta da asa da aeronave que acabou de partir e essa linha poderá ser razoavelmente comprida. Por isso é importante que a nossa rotação ocorra antes deste ponto, ou seja, devemos rodar a aeronave antes do ponto de rotação da aeronave precedente, porque nós não queremos encontrar os vórtices dela.

Wake Turbulence: vento cruzadoDeveremos manter nossa subida acima da trajetória da aeronaque que partiu ou deslocada lateralmente para o lado do vento, pelo mesmo motivo que acabei de falar (efeito do vento nos vórtices). Sendo assim, se o vento mover os vórtices para a esquerda, a nossa trajetória deverá ser à direita, de modo a evitar esses vórtices.

Estou preparando um material bem mais completo sobre o assunto. Aguardem.

Foto impressionante da U.S. Coast Guard C-130J claramente mostrando como é um “wingtip vortices”. (theaviationist.com)

Tags: , ,

Sobre o Autor

Sou aluno do curso de Piloto Comercial e tenho como objetivo me tornar piloto de uma grande companhia aérea.
banner livro
Topo