Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Buraco no motor da China Eastern

Um Airbus A330-200 da China Eastern (matrícula B-6099) sofreu uma falha no motor esquerdo durante a decolagem saindo de Sydney na Austrália e retornou ao aeroporto após 40 minutos com o motor desligado. Ao chegar no portão de desembarque era visível os danos na entrada de ar do motor, como mostram estas fotos.

Buraco visível no Inlet Cowl
Danos no Inlet Cowl

Esta parte que está faltando é responsável por duas funções no motor: reduzir o nível de ruído na entrada de ar e ajustar a pressão e fluxo de ar para o Fan, o principal responsável pela potência dos motores à reação com alta razão de by-pass. Um buraco nesta região cria um desbalanceamento do ar que faz com que o motor não responda corretamente, entre em regime “surge”(stall de compressor) e tenha que ser cortado (desligado).

Os Airbus A330 possuem 3 opções de motores (o comprador é quem decide se quer o motor Rolls Royce, o GE ou o Pratt & Whitney). Um incidente semelhante a este ocorreu mês passado com um A330 da Egypt Air, que também possui motor Rolls, vejam:

Egypt Air – Cairo

Um pouco mais no passado, em 2006, um A330 da Emirates com motor Rolls também sofreu algo semelhante:

Trent 700 da Emirates

Ainda é cedo para saber a causa, obviamente. Mas a Rolls já deve estar com os engenheiros todos à postos para saber se há um ponto em comum entre estas falhas e qual é a causa raiz do problema. Até lá a EASA já possui uma diretiva solicitando um intervalo de inspeção menor no Inlet Cowl dos motores Trent 700. A causa será descoberta e remediada.

Quais os riscos de ocorrer ao mesmo tempo nos dois motores?

Muito, muito, muito baixas. Os motores instalados nas asas possuem diferentes ciclos (e horas) em operação, portanto a mesma falha simultânea é daquelas raridades iguais a você acertar na mega-sena.

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.