banner pneufree.com

Por que as luzes são apagadas no pouso e decolagem dos aviões durante a noite?

Você sabe por que toda vez que o avião vai decolar ou pousar durante a noite as luzes da cabine são desligadas?

O motivo principal das luzes da cabine serem desligadas à noite durante a decolagem ou pouso é por segurança! Mas calma que vamos explicar tudo direitinho no vídeo de hoje.

Vocês já tão carecas de saber que tudo na aviação tem uma razão e que o objetivo principal é tornar o transporte aéreo cada vez mais seguro, não é mesmo? Pra vocês entenderem melhor, façam o seguinte teste:

Em uma noite, liguem todas as luzes do seu quarto e deixem o resto da casa totalmente no escuro, com tudo desligado e as janelas fechadas. Após alguns minutos no quarto com luminosidade total, apague a luz e tente andar pela casa. Vai ser praticamente impossível enxergar alguma coisa, provavelmente você só vai conseguir se orientar pelo fato de que é a sua casa e você já conhece bem onde estão as paredes e os móveis (mas com certeza vai chutar algum tênis perdido pela casa né?).

Por outro lado, se você também desligar todas as luzes do quarto e ficar lá um tempinho, se acostumando com essa escuridão, fica muito mais fácil andar pela casa no escuro. ahã….

Agora imaginem essa mesma situação durante uma decolagem de avião no período noturno.

Durante a corrida na pista um problema aparece, os pilotos rejeitam a decolagem e é necessário evacuar essa aeronave. Um dos itens do checklist dos pilotos é desligar os motores e a APU antes de comandar uma evacuação, afinal ninguém quer sair do avião com um motor ligado, né? Por conta disso a aeronave inteira vai estar no escuro, somente as luzes de emergência estarão ligadas indicando as saídas. Além da escuridão total, somem a essa situação os corredores estreitos e mais 100 ou 200 pessoas ao seu redor tentando sair daquele espaço sem enxergar direito. Já pensou na bagunça que iria ser?

Por conta desse tempo que os olhos precisam para se adaptar a uma nova luminosidade é que antes da decolagem e do pouso as luzes são desligadas, deixando a cabine toda mais escura para nossa visão ir se acostumando com essa situação. Caso haja algum problema mais grave, a visualização da cabine fica mais fácil no escuro, do mesmo jeito que o teste do quarto aí na sua casa, legal né?

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sobre o Autor

Equipe Aviões e Músicas [email protected] [email protected] (11) 9 6920-3129 (Comercial)
banner livro
Topo