banner pneufree.com

Por que no avião o cinto de segurança só tem dois pontos?

Se no seu carro você usa um cinto de segurança de 3 pontos, por quê num avião, que é muito mais rápido, usamos apenas cintos abdominais hã?

O cinto de segurança é um dispositivo barato, simples de ser usado e capaz de salvar vidas em caso de acidentes. No caso de uma batida, um corpo solto em um automóvel mantém a mesma velocidade que estava até encontrar uma barreira. Ou seja, sem o cinto, em uma batida a 60 km/h, essa será a velocidade com que uma pessoa irá atingir o painel ou o pára-brisa do carro.
O cinto de segurança de 2 pontos evitava que o corpo fosse projetado para frente no caso de uma colisão, mas não tinha efeito em grande parte dos ferimentos causados pelo impacto do corpo com a barra de direção e da cabeça com o painel do carro. Para esse tipo de lesão o cinto de 3 pontos parava o movimento do tronco e da cabeça para frente, evitando assim o choque com o interior do carro.

Agora , porque no avião que é muito mais rápido que um carro de fórmula 1 só tem o cinto de segurança abdominal de dois pontos? Se o avião cair, como ficarão os passageiros?

O objetivo principal do cinto de segurança de um avião não é salvar vidas se ele cair, a maior segurança nesse caso é evitar que ele caia, e a indústria tem se dado bem nessa métrica ao longo dos anos.

Os cintos de segurança das aeronaves são projetados para manter os passageiros em seus assentos durante eventos menores e mais comuns, como turbulência ou colisões no solo.

Uma diferença fundamental em comparação com os carros é a maneira como os aviões se movem. Os acidentes de carro geralmente envolvem movimentos bruscos para frente, para trás, para os lados, ou até virar de ponta cabeça durante um capotamento.
Com esse risco, você precisa de um cinto de segurança que impeça que toda a parte superior de seu corpo fique solta durante uma aceleração ou desaceleração repentina. Mas em um avião, é mais provável que você precise se proteger de movimentos bruscos para cima e para baixo. E um cinto de ombro não é muito bom para isso.

Agora dá um play e vem saber mais sobre o cinto de dois pontos dentro do avião.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sobre o Autor

Equipe Aviões e Músicas [email protected] [email protected] (11) 9 6920-3129 (Comercial)
banner livro
Topo