banner pneufree.com

Por que o avião é todo solto, Lito?

Será que as coisas vão se afrouxando durante o voo? A turbulência pode fazer um avião se desmontar em voo? Porque o avião está todo solto?

Os engenheiros, quando fazem um avião, sabem que existe turbulência tá? Realmente todos esses movimentos que falamos acontecem num avião o tempo todo, num momento de turbulência ele só fica mais perceptível e o motivo é simples, um avião tem de ter uma certa flexibilidade. Isso é uma característica do projeto.

Se a asa de um avião fosse totalmente rígida. Uma asa de um Boeing 747 mede mais de 40 metros de comprimento da raiz até a ponta, nem que ela fosse de alumínio maciço ela suportaria seu próprio peso sem deformar. E ficaria tão pesado que não conseguiria voar.

Mas vamos fazer uma mágica e fingir que um avião tenha uma asa de aço, mas que mesmo assim seja leve e consiga ficar 100% rígida. O ar na atmosfera terrestre não é totalmente uniforme, existem variações de pressão e ventos que colocam esforços nas asas para todos os lados. Com a asa sem poder se movimentar, toda a força que a ela absorvesse iria direto para a sua junção com a fuselagem e isso causaria uma concentração de esforços que acabaria levando ao aparecimento de trincas por fadiga do material e consequentemente poderia levar até ao seu rompimento.Não queremos isso, não é mesmo?
Mas como a asa é extremamente flexível, a força que incide sobre ela é distribuída através de todo o seu comprimento, evitando a existência desses pontos de acúmulo de forças na raiz.

Outra coisa boa é que essa flexibilidade das asas funciona como uma espécie de amortecedor, absorvendo e dissipando grande parte das forças recebidas nas asas durante o voo. Voar em um avião de asa totalmente rígida seria tão confortável quanto andar num carrinho de supermercado em uma rua de paralelepípedos. Resumindo: quando você olhar pra fora e ver a asa balançando, agradeça.

A fuselagem dos aviões também apresenta o mesmo comportamento da asa, porém por sua característica construtiva utilizando cavernas e reforçadores, permitem que a sua deformação seja muito pequena durante o voo normal , mas ela ainda existe e durante as rajadas de vento, que ocorrem em uma área de turbulência, esse movimento ganha amplitude. Com todos esses esforços envolvidos é impossível não termos nenhuma movimentação na estrutura da fuselagem.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sobre o Autor

Equipe Aviões e Músicas [email protected] [email protected] (11) 9 6920-3129 (Comercial)
banner livro
Topo