banner pneufree.com

Um dos Acidentes Mais Estranhos – Saudia Voo 163

Depois de um pouso suave, o Lockheed Tristar taxiou normalmente até parar na pista de táxi e desligar os motores. Ninguém sobreviveu! Num dos acidentes mais estranhos da aviação. Senta que lá vem história!

Parte da tripulação e cerca de metade dos passageiros eram cidadãos sauditas, enquanto 85 passageiros eram do Paquistão e 32 do Irã. A maioria desses passageiros estava indo para Jeddah para participar do Hajj, porque Jeddah é a principal porta de entrada internacional dos viajantes para Meca.
O Hajj é uma obrigação religiosa que diz que todos os muçulmanos têm de visitar a cidade sagrada de Meca pelo menos uma vez na vida, se tiverem condições.

A experiência total no L-1011 (voo 163 Saudia) dos três membros da tripulação de voo foi de apenas 670 horas e todos os três eram pilotos abaixo da média, de acordo com seus registros de treinamento. Assim começou a receita de um desastre. Os anos 70 não foram fáceis para aviação …estava armado o primeiro elo deste acidente.

Às 21h08 do dia 19 de Agosto de 1980, o voo 163 Saudia, decolou de Riyadh e começou a subir em direção à altitude de cruzeiro. O piloto começou a assobiar e cantar, um hábito que ressurgirá repetidamente durante o voo.

Não demorou muito para que as coisas começassem a dar errado. 7 minutos após a decolagem, um dos dois alarmes de incêndio no compartimento de carga traseiro C-3 disparou, alertando o engenheiro de voo da presença de um incêndio. Mas como o fogo foi detectado apenas pelo sistema B, o comandante parecia acreditar que a ativação de apenas um alarme de fumaça era insuficiente para desviar o voo.
O segundo elo deste acidente se fechava.

Somente 5 minutos e meio após a detecção de fumaça, os pilotos decidiram retornar ao aeroporto. Sabe o que é pior? Isso não era considerado excessivo na época, embora seja hoje. Mais um elo se fechava.

Agora dá um play e vem saber mais sobre essa sequência de erros do voo 163 Saudia, que resultaram no terceiro acidente de avião mais mortal de todos os tempos.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sobre o Autor

Equipe Aviões e Músicas [email protected] [email protected] (11) 9 6920-3129 (Comercial)
banner livro
Topo